Que isso Bela?: Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

11 de abr de 2014

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

Olá dreamers, bom, eu nunca tinha lido nada de Neil Gaiman e pedi o livro de presente (ganhei no natal, li no começo do ano) porque o título e a capa me chamaram atenção, mas acabei gostando muito.


"Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano."

                                               Minha Opinião

Quando fui ler, não sabia exatamente que tipo de esquisitice encontraria no livro (não me leve a mal, em todos os livros há alguma esquisitice) e lá pelas páginas 50-60, comecei achar tudo meio doentio e percebi que estava lendo o livro como um "adulto" e não como uma criança. Então fechei o livro e recomecei a lê-lo, com olhos de criança e foi aí que a magia começou.
Talvez, tudo que foi vivido pelo menininho sem nome foi fruto de sua imaginação ou talvez realmente aconteceu, isso o livro não deixa claro e vai da interpretação de cada um. Mas esse menininho, essa história... resgata sua criança interior, aquele vizinho que foi esquecido, aquelas aventuras imaginárias mas que para você aconteceram de verdade. Então talvez seja isso, talvez tudo seja fruto de uma imaginação fértil desse garoto sem nome, mas para ele tudo aconteceu na realidade.
Existem várias interpretações desse livro, mas na minha visão é um livro um pouco autobiográfico e mostra como os adultos não conseguem entrar ou até mesmo entender o mundo das crianças, simplesmente por se tornarem adultos e deixarem sua criança interior morrer. Mostra como as crianças encaram os fatos e seus problemas e como tudo isso os afeta na vida adulta.
Vale à pena, fechar os olhos e mergulhar nesse oceano. E com certeza, vou ler outros livros de Gaiman.

PS: finalmente comprei "Destrua este diário" vocês querem que eu vá postando fotos no blog conforme eu for destruindo?

Besos 

42 comentários:

  1. Adorei o blog!!!!
    bjosss

    http://mirellafabri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha ;)

    Estou seguindo aqui, pode retribuir seguindo o meu blog www.gabusiek.blogspot.com ? Um Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas deve ser ótimo!
    Não tenho coragem de comprar Destrua esse Diário, acho que eu não consigo destruir um livro, :s, hahaha. Mas adoraria ver as fotos do seu quando você começar a destruí-lo.
    Kisses,
    coracoesdegelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deu dó de destrui-lo HUEHUE Okay, pretendo postar as fotos sim c:

      Excluir
  4. A capa do liro é linda e a história parece boa. Fiquei com vontade de ler.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Esse livro sempre me chamou bastante a atenção, quero lê-lo ainda uehuehueh =D

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhh ele parece ser bom *U* Ainda não li, mas depois da sua resenha, fiquei bem curiosa!
    EeEe faz a resenha sim, quero muito ver você destruindo viu? Acho bem legal hahah
    Um suuper beijo flor, seu blog é uma graça! <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia.
      hUEHUE okay <3 é legal mesmo, estou adorando c:
      Obrigada

      Excluir
  7. Parece ser ótimo, acho que vou ler :3
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro que eu quero ler agora haha. Posta as fotos do DED sim ^~^

    http://indecision-s.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parece ser legal, mas não é o meu estilo de livro... :/ E eu estou com uma lista enorme para ler ainda. Quem sabe algum dia! kk Gostei da resenha. ^^

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e concordo com você: você só consegue lê-lo e o compreender se a leitura for feita com os olhos da criança que já fomos algum dia. Ótima resenha aliás :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A capa me chamou a atenção, e também nunca li algum livro do Neil, acho que quando encontrar pra comprar, vou comprar para encarar a leitura como criança e viajar na imaginação. :D

    ResponderExcluir
  12. Sabe que lendo sua resenha eu lembrei um pouco do livro " O pequeno príncipe"...
    Lembrei do olhar do pequeno príncipe para algumas coisas que gente grande faz...
    BJs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lembra um pouco O Pequeno Príncipe.

      Excluir
  13. Estou louca para ler esse livro, meu namorado vive falando pra eu ler. Agora com a sua dica sei que tenho que ler ele com olhos de criança kk
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. já li muitas resenhas positivas do livro, e estou muito querendo ler!!! acho a capa tão lindona!
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, é a minha primeira visita. Gostei do seu blog. Gostaria muito de ser seguido por você. Me seguindo, seu blog será incluído em Minha Lista de Blogs e ficará visível para aproximadamente 200 dos meus visitantes diários. Após me seguir, poste um comentário avisando que já está me seguindo e seu blog será adicionado.
    Obrigado!
    Te desejo sucesso.

    Teorias do Leão da Montanha
    Curta: Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
  16. Oii Iza, adoreii seu blog, tive vontade de ler esse livro, mas acho que ficara para mais tarde!! Vi resenhas positivas =D
    Estou seguindoo..

    Quando puder passa lá no blog
    http://agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    Beijos Ketlin !

    ResponderExcluir
  17. O livro me parece muit legal , mas eu odeio quando não entendo as esquisitices do livro , e quando eu entendo volto do começo e leio dnv pra n perde o encanto !!
    www.ourblackpen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha. Seu blog é lindo! ♥

    Estou seguindo aqui, quer retribuir seguindo o meu? Coisas de Espelho
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, fiquei curiosa agora, estou com uma lista de livros pra ler misturado com os da escola ( que são horríveis)

    sou nova aqui, segui! conheça:
    http://gitavaresblog.blogspot.com.br/ kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da escola são chatos mesmo, jesus HUEHUE

      Excluir
  20. Confesso que eu tenho um pouco de medo de ler esse livro. Eu amo Coraline que é do mesmo autor mas vejo meu irmão falando dos capítulos e sempre me parece mais assustador.... e eu sou meio covarde sabe... sem falar que livros são sempre mais intensos que filmes.

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse livro nada mais como uma reflexão da infância do próprio Neil Gaiman. Já conheço o trabalho do autor há um tempo e acredito que o personagem principal tem muita semelhança com o autor. Na minha opinião, o livro é uma biografia fantasia.

    http://www.entreosmeusdramas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas que já conheciam o trabalho do autor falaram isso c:

      Excluir

- Pode falar palavrão, eu não ligo, também falo um monte.
- Aceito apenas tags.
- Aceito "segue de volta?" se comentar algo relativo ao post também.
- Críticas construtivas são sempre bem-vidas.