Que isso Bela?: Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

10 de jan de 2015

Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.



Autor: Sophie Kinsella
Páginas: 428
Editora: Galera Record
Sinopse: Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.




Quantos nós de nunca tivemos vontade de entrar numa loja e comprar tudo que vê pela frente? Rebecca ou simplesmente Becky, não aguenta entrar numa loja sem comprar nada, mesmo sabendo que tem uma dívida enorme com o banco. E devido a isso acaba sempre no meio de situações constrangedoras e engraçadas.
Becky mora em um apartamento com sua amiga Suze e seus pais e vizinhos acham que ela é uma importante consultora financeira e Luke Brandon um empresário importante, bonito e inteligente mexe com o coração da protagonista.
Quando Becky percebe que a "vaca foi pro brejo", decepcionou sua melhor amiga e trabalha em algo que odeia e seus cartões de crédito foram cancelados, ela decide voltar para casa dos seus pais e lá recebe a oportunidade de escrever para um jornal importante e receber uma boa grana em troca para pagar suas dívidas. Mas será que é tão fácil assim se livrar do consumismo?

           
        
                                   "Porque quando eu compro, o mundo fica melhor"

No meu ponto de vista, Becky não é igual essas personagens chatinhas, sem sal e sem açúcar que geralmente encontramos nos livros. Ela é divertida, bem humorada, mentirosa (quantas personagens mentirosas encontramos por aí?), louca e um pouco fútil. Sem contar que ela não fica com crises do tipo "eu sou feia" "porque ele gostaria de mim?" muito pelo contrário, ela vê a si mesma uma mulher chique, bem arrumada.
Esse livro não tem como objetivo dar lições de moral, fazer você pensar sobre os problemas da humanidade, não tem como inspiração grandes clássicos da literatura. Mas representa o contemporâneo, a sociedade do consumo (isso me lembrou às aulas de filosofia e sociologia).
Esse livro me fez dar gargalhadas e querer saber mais sobre a Becky Bloom, tanto que me vi tentada a comprar o segundo volume: Delírios de Consumo na Quinta Avenida e depois de ler o segundo volume, estou louca para ler os outros livros da série.

O filme mistura o primeiro e segundo livro, não tenho certeza se mistura algumas coisas dos outros livros da série. Mas ainda assim tem a essência do consumismo e bom humor que encontramos nas páginas do livro
Devo admitir que vi o filme beeem antes de ler o livro e mesmo depois de saber a "verdadeira" história, ainda sou apaixonada pelo filme e é um dos meus favoritos.

Curiosidade: o sobrenome da protagonista não é "Bloom" somente por ser abreviação de "Bloomwood", tem como inspiração a loja Bloomingdale's.


“Comprar é na verdade muito parecido com lavrar um campo. Não se pode continuar comprando a mesma coisa - é preciso variar um pouco. Do contrário você se chateia e deixa de se divertir.”
“Sabe quando você encontra alguém bonito e ele sorri e seu coração fica igual manteiga derretida em cima da torrada? É assim que eu me sinto quando eu vejo uma loja. Só que melhor.” (Frase do filme)
 "Deus, adoro roupas novas. Se todo mundo pudesse só usar roupas novas, todos os dias, acho que depressão deixaria de existir."
 "Aquele momento em que seus dedos se enroscam nas alças de uma sacola brilhante, sem nenhum vinco — e todas as coisas novas e lindas dentro dela passam a ser suas. Como é? É como passar fome durante dias, depois encher a boca de torrada com manteiga quentinha. É como acordar e perceber que é fim de semana. É como os melhores momentos do sexo. A minha mente bloqueia qualquer outro pensamento. É um prazer puro, egoísta.”
 "Culpa Culpa Culpa Culpa.
Pânico Pânico Pânico Pânico.
Se eu deixar, eles tomam conta de mim. E, se isso acontecer, vou ficar completamente paralisada de tristeza e medo. Por isso, o truque que aprendi é simplesmente não ouvir. Desligo essa parte da minha mente - e então nada mais me preocupa. É simples autodefesa. Minha mente é muito bem treinada para isso."

31 comentários:

  1. Esse livro é minha próxima leitura, estou ansiosa para lê-lo, já que todos falam muito bem. Fico feliz que você tenha gostado, haha.
    Beijo,
    Ana Caroline
    http://conexao-feminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "Deus, adoro roupas novas. Se todo mundo pudesse só usar roupas novas, todos os dias, acho que depressão deixaria de existir."
    Acabei rindo com isso, esse livro deve ser muito divertido, eu já assisti o filme, mas faz alguns anos e confesso que gostei bastante (mesmo que não me lembre direito agora, hahaha). Só não vou coloca-lo na minha lista agora, porque estou muito enrolada com todas as series de livros que estou lendo, mas assim que acabar pelo menos algumas delas, vou ler esse, com certeza *--* Preciso ler algo desse tipo, algo divertido, para descontrair um pouco, acho que nunca li um livro divertido "de verdade", que faça rir em todas as paginas.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, também vivo enrolada com livros ahuahua. Mas espero que você goste tanto quanto eu desse livro, caso o leia.

      Excluir
  3. Muito interessante!!!!!
    Não conhecia seu blog! Parabens por ele!

    Segui, segue de volta? http://docebunny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei que livro e filme fossem fúteis que só agrada essas menininhas mimadas, sabe? Mas pelo que você disse o livro parece ser muito legal e já ta na minha listinha viu coisinha?

    heythay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem sua cara achar isso mereço HAUSDHSUD espero que leia mesmo, até porque vou te encher o saco

      Excluir
  5. Eu ri DEMAIS com esse livro, não sou uma fã da série, só li o primeiro e comecei o e-book do segundo, porém não tem como não dar risada com as trapalhadas da Becky!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não rir mesmo ahuahua, a Becky é muito divertida <3

      Excluir
  6. meus deuses acho que quero muito esse livro! Eu tenho uma obceção por compras também, o que é estranho porque quase nunca compro nada.
    Preciso desse livro *u*
    Adorei o blog, seguindo, beijos <3
    http://lembranca-ao-vento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho obsesão por compras, mas não compro nada por falta de dinheiro mesmo ahuahua

      Excluir
  7. Oie, td bom?

    Eu adoro esse livro! Li na época do filme, e viciei em ambos hehe
    O único problema, talvez mais pra frente vc concorde ou discorde de mim, é que a continuação da série ficou meio fraca. Li todos os livros, mas a Becky me irritou MUITO em alguns haha
    Os últimos volumes, li em inglês, e não me irritei tanto. Talvez seja alguma coisa com a tradução ou momento de leitura. Não sei... haha
    Enfim, do primeiro livro, não tenho nada de ruim a dizer, adoro!!

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa! Muita gente reclama das traduções dos livros em português. Nunca li um livro em inglês mas deve fazer uma baita diferença hahah.

      Excluir
  8. Já vi o filme e adoro! Eu ainda não li o livro, mas tenho vontade! A Becky é tão louquinha, mas é tão fofa!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Consumismo é uma coisa foda kkkk Quem que não entra em uma loja e tem vontade de levar tudo, eu sempre tenho essa vontade, mas sempre me controlo kkk Eu adorei a resenha, nunca assisti esse filme, me parece bem divertido.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, só não levo tudo por falta de dinheiro ahuahuahua

      Excluir
  10. Eu faço parte do grupo que só viu o filme e já é apaixonado por ela ♥ hahaha
    O livro nunca esteve assim na minha lista do que ler nem nada, mas arriscaria com certeza!

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. eu amei *-*

    Bjuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que era uma série, mas já tinha ouvido falar sim. Que bom que a Becky não é aquela personagem chata, confesso que achei que ela era a típica patricinha, rica e tal, mas não é nada disso néh. Talvez leia.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava isso, mas aí eu vi que de rica ela não tem nada ahuahua

      Excluir
  13. Tenho muita vontade de ler o livro, mas ainda não arranjei tempo haha A resenha ficou ótima e me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom, espero que quando consiga ler goste tanto quanto eu haha <3

      Excluir
  14. Eu já tinha visto o filme e agora eu estou com vontade de ler o livro <3 Achei super interessante porque não sabia que existia o livro, então obrigada pela dica :3

    Beijos ~
    c-ontagiousblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro caso o leia <3

      Excluir
  15. estou lindo um livro da Sophie Kinsella e amando, o próximo com certeza vai ser esse, fiquei muito interessa. Deus abençoe!

    www.devaneiosemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Pode falar palavrão, eu não ligo, também falo um monte.
- Aceito apenas tags.
- Aceito "segue de volta?" se comentar algo relativo ao post também.
- Críticas construtivas são sempre bem-vidas.